Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > Estágios > Estágios > Professor orientador (Procedimentos)
Início do conteúdo da página

Professor orientador (Procedimentos)

1. Indicação de professor orientador

Todo estágio deve possuir um professor orientador. Antes de entregar sua documentação de estágio, o aluno deverá prioritariamente indicar um orientador, que deverá assinar a "declaração de aceite de orientação de estágio".

O aceite de orientação poderá ser formalizado por e-mail. Neste caso, a formalização deve ser realizada a partir do e-mail institucional (@ufabc.edu.br) do professor.

O aceite de orientação deve ser formalizado antes ou no ato da entrega da documentação de estágio.

 

2. Definição do cronograma do estágio

Programação de atividades do estágio, tais como reuniões entre orientador e aluno etc.

O professor possui autonomia para realizar a orientação e pode, por exemplo, sugerir bibliografia relacionada às atividades/projetos executados na empresa e auxiliar o aluno na elaboração do relatório de estágio, entre outras atividades.

 

3. Relatório de estágio

Em período não superior a 6 meses, o aluno apresentará ao orientador relatório de estágio assinado por seu supervisor de estágio da empresa.

 

4. Avaliação de relatório de estágio

Recomenda-se que o relatório seja entregue ao orientador com antecedência, para que haja tempo suficiente para providenciar eventuais alterações no documento, bem como, para que o orientador possa redigir a avaliação do relatório.

A avaliação deverá ser preenchida pelo orientador.

Para solicitar a renovação do estágio, o aluno deverá ter em mãos o relatório de estágio e a avaliação do relatório.

 

5. Apresentação de relatório de estágio e avaliação do relatório

O aluno deverá apresentar os documentos  assinados pelo orientador e pelo supervisor da empresa, periodicamente, em prazo não superior a 6 (seis) meses, mesmo que seu "Termo de Compromisso/Aditivo" tenha sido assinado com prazo superior a 6 (seis) meses.

A aprovação do relatório poderá ser realizada pelo e-mail institucional (@ufabc.edu.br) do professor orientador, que deverá escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Modelos:

A utilização dos modelos é opcional

 

6. Renovação de estágio + termo aditivo

Caso haja interesse em renovar o estágio por parte do aluno e da empresa, e desde que haja recomendação do orientador na avaliação de relatório de estágio, o aluno deverá apresentar “termo aditivo de estágio” e o “relatório de estágio”.

A entrega do termo aditivo de estágio deverá ocorrer 15 dias antes do término do contrato. Em caso de renovação, o orientador é mantido e as ações mencionadas a partir do “item 2” deste Manual são realizadas novamente.

 

O prazo estimado para análise da documentação é de até 05 (cinco) dias úteis
Cabe ao aluno observar os prazos mencionados neste passo-a-passo

 

Estágios nos bacharelados interdisciplinares: documentos

 

Confira também:

 

Registrado em: Estágios
Fim do conteúdo da página