Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > Estágios > Dúvidas frequentes
Início do conteúdo da página

Dúvidas frequentes sobre Estágio

Atenção estudante de graduação:

Clique aqui para envio de documentos de estágio*

(Toda documentação de estágio não-obrigatório, vinculada aos cursos interdisciplinares, será assinada digitalmente pela plataforma GOV.BR

O prazo estimado para análise da documentação é de até 05 (cinco) dias úteis 

Atendimento via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

(Antes de escrever, verifique se sua questão não figura entre as dúvidas frequentes sobre estágios)

*Procedimento válido para estágios vinculados aos cursos: Bacharelado em Ciência e Tecnologia / Bacharelado em Ciências e Humanidades / Licenciatura em Ciências Humanas / Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas

 

Para estágio vinculado a curso de formação específica, contate o Centro responsável (CCNH, CECS ou CMCC). 

Mais informações no menu documentos

 

Estágio curricular

Para dúvidas relacionadas a estágio curricular, entre em contato com os respectivos Centros:

  • cursos vinculados ao CCNH: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • cursos vinculados ao CMCC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • cursos vinculados ao CECS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Dúvidas frequentes sobre Estágio

A seguir, você encontrará informações sobre documentação, critérios para aprovação, orientação de estágio, relatórios, etc. Recomendamos uma leitura atenta destes conteúdos, pois, foram selecionados a partir de perguntas que são feitas frequentemente. Ou seja, é muito provável que sua(s) dúvida(s) esteja(m) contemplada(s).

Restando dúvida(s), escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Sumário

Clique nas perguntas para acessar as respectivas respostas

1) Estou procurando estágio, a UFABC faz recrutamento de estagiários e encaminha-os para as empresas?

2) Consegui uma vaga de estágio. O que devo fazer?

3) Meu estágio foi aprovado. O que faço agora?

4) Relatório de estágio? Tenho que fazer?

5) Não renovarei meu contrato. Tenho que entregar o relatório?

6) O período do meu estágio está próximo do fim, o que faço agora?

7) Antes de encerrar o contrato de estágio desliguei-me da empresa. Devo avisar a UFABC?

8) Estou estagiando e colei grau no BC&T/BC&H durante a vigência do meu contrato. Devo tomar alguma providência?

 


1) Estou procurando estágio, a UFABC faz recrutamento de estagiários e encaminha-os para as empresas?

Não. A UFABC faz a divulgação de vagas em sua página de estágios. Este canal é de auxílio aos alunos, os quais, por estes e outros meios, devem se informar sobre as vagas de estágio e como participar dos processos seletivos.

 

 


2) Consegui uma vaga de estágio. O que devo fazer?

1) Verifique se atende aos requisitos para que seu estágio seja aprovado pela UFABC.

Leia a resolução de estagio específica do curso em que esta matriculado, disponível em normas sobre Estágio.

 

2) Se você cumpriu o exigido no item I, verifique se a empresa mantém Convênio de Cooperação de Estágios com a UFABC ou se ela contrata estagiários por meio de agentes de integração conveniados.

 

3) Providencie a documentação:


Para alunos matriculados no BC&T / BC&H / LCH / LCNE
:

Para realizar Convênio com Agente de Integração, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e consulte a documentação necessária;

  • Termo de Compromisso preenchido e assinado pela empresa, pelo aluno e agente de integração, (quando houver agente de integração intermediando a contratação);

Nota: quando houver Agente de Integração intermediando a contratação, toda a documentação (termo de compromisso de estágio, termo aditivo etc.) relacionada ao Estágio deverá ser apresentada no modelo do Agente de Integração.

Acesse este link para visualizar os documentos em modelo disponibilizado pela UFABC.

Envie a documentação conforme via Central de Serviços

 

Para alunos matriculados nos cursos de formação específica:

Consulte a documentação e o procedimento necessários acessando os links disponíveis de cada centro responsável pelo curso em que esta matriculado.

Dúvidas sobre estágios dos cursos de formação específica deverão ser esclarecidas junto aos respectivos centros (CECS / CMCC / CCNH).

IMPORTANTE:

  • O curso de graduação que consta no Termo de Compromisso de Estágio e no Plano de Atividades deve estar de acordo com sua matrícula atual.
  • A "assinatura UFABC" é a última a ser aposta nos documentos, ou seja, os documentos devem ser entregues à Universidade já assinados pela empresa, pelo aluno e, se for o caso, pelo Agente de Integração.

 

4º) Aguarde a análise de sua solicitação e:

a) Caso a documentação esteja correta e seja aprovada, o aluno será notificado em seu e-mail institucional, independentemente de qualquer cadastro alternativo realizado na solicitação.

b) Caso a documentação seja reprovada, o aluno será notificado em seu e-mail institucional e deverá reapresentar a documentação completa e corrigida.

 


3) Meu estágio foi aprovado. O que faço agora?

No início do estágio, procure seu professor orientador e defina juntamente com ele como se dará o acompanhamento do estágio, com que frequência vocês se reunirão, qual será a periodicidade do relatório, quais os horários que o professor estará à disposição para dúvidas, etc.

 

 


4) Relatório de estágio? Tenho que fazer?

Sim, o relatório de estágio é obrigatório tanto para BC&T/BC&H e cursos de formação específica. Ele deve ser feito em conformidade com a resolução específica do curso, ser aprovado pelo seu supervisor na empresa e por seu professor orientador, sendo que este último redigirá a avaliação de seu relatório. Na página "Estágios", consta modelo de relatório para os cursos de BC&T/BC&H e Engenharia. O Relatório e a Avaliação deverão ser entregues via Central de Serviços, que encaminhará à área responsável.

 

 


5) Não renovarei meu contrato. Tenho que entregar o relatório?

Sim. O Relatório de Estágio e a Avaliação de Relatório, referente ao último período estagiado, deve ser apresentado na Central de Serviços.

 

 


6) O período do meu estágio está próximo do fim, o que faço agora?

Caso a empresa e você queiram renovar o estágio, 15 dias antes de seu término, apresente o Aditivo ao Termo de Compromisso via Central de Serviços

IMPORTANTE:

  • Não serão encaminhados para análise os aditivos dos alunos que não entregarem o Relatório de Estágio do período decorrido.
  • Conforme a Lei 11.788/2008 (Lei de Estágios), a duração de estágio em uma mesma empresa não poderá ser superior a 02 anos, salvo para portadores de deficiência.

 

 


7) Antes de encerrar o contrato de estágio desliguei-me da empresa. Devo avisar a UFABC?

Sim, solicite à empresa que formalize sua rescisão por meio de uma declaração. No documento, deve ser indicada a data de término de estágio. A declaração também deve ser assinada pela empresa e pelo aluno. Entregue uma cópia desta declaração à Central de Serviços, junto com seu relatório de estágio do período realizado.

 

 

 


8) Estou estagiando e colei grau no BC&T/BC&H durante a vigência do meu contrato. Devo tomar alguma providência?

Sim, é necessário que seja firmado Aditivo ao Termo de Compromisso, alterando o curso.

Verifique junto ao Centro ao qual seu curso específico é vinculado sobre as informações gerais e demais documentos exigidos.

Para maiores informações a respeito de Estágio vinculado ao Curso de Formação Específica, entre em contato com o centro responsável.

  • cursos vinculados ao CCNH: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • cursos vinculados ao CMCC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • cursos vinculados ao CECS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Registrado em: Estágios
Fim do conteúdo da página