Portal > PEAT

Guia de estudo: Aulas, provas, organização do tempo e dos estudos

Objetivos da Oficina Discutir com os estudantes as diferenças entre estudar no Ensino Médio e no Ensino Superior, as melhores formas de estudar para cada tipo de disciplina e planejamento e organização do tempo e dos estudos.
Sugestão de tópicos a serem abordados

a) Tempo necessário de estudo extraclasse para cada hora em sala de aula (em média, se houver)

b) É possível/ recomendável estudar em grupos?

c) Pra que serve o plano de ensino (programa/ cronograma)?

d) Como aproveitar melhor a aula (planejamento a partir da leitura do plano de ensino, leitura prévia, como garantir melhor aproveitamento da aula)

e) Como identificar os pontos mais importantes da aula para tomar notas, pra que tomar notas e o que fazer com elas depois

f)  Formas de avaliação. Prova/testes - Como se preparar para as provas. O que é importante saber antes, como orientar os estudos. Dicas para o momento da prova (se houver) e o que fazer a partir dos resultados da prova

g) Formas de avaliação. Trabalho – Como planejar e fazer o trabalho.

h) Formas de avaliação. Contínua – listas de exercício, relatórios de laboratórios, participação em sala, etc

i) Conciliando estudo e trabalho – é possível? Quais precauções o aluno trabalhador deve tomar?

Atividade Sugerimos o planejamento do tempo necessário para o estudo individual (o I do TPI) de uma dada disciplina (com a qual o/a docente esteja mais familiarizado), por exemplo quantos horas são necessárias para preparar as listas de "Bases Matemáticas", para a leitura dos textos de "CTS". Com base nisso, os estudantes devem montar um calendário semanal com todas as suas atividades, incluindo aulas, estudos, trabalho, refeições, lazer, etc.
Prévia da próxima oficina

Leitura: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2010. Capítulo I – Universidade Ciência e Formação Acadêmica, p. 21-36.

Leitura: Edital PDPD disponível na página da PROPES

Ferramentas e Textos de apoio Aplicativos para smart phone:
  • Timetable
  • My Class Schedule
  • My Sudy Life

Livros e textos úteis sobre vida universitária e organização do tempo:

Os textos abaixo sugeridos estão disponíveis online na Biblioteca/UFABC, a oficina pode ser uma boa oportunidade de os estudantes se familiarizarem com as diferentes formas de acesso e pesquisa a e-books na UFABC.

MONASTERIO, Leo. Manual de Sobrevivência na Universidade: da graduação ao pós-doutorado. Smarshwords, 2013.

Este livro é disponibilizado online pela biblioteca/UFABC à comunidade acadêmica. Para isso é preciso seguir o caminho: Portal Biblioteca > CATALOGO SOPHIA BIBLIOTECA > Login integrado UFABC (seu login e senha para a UFABC) > Consulta pelo nome do livro ou autor> @ Conteúdo Digital

PUGH, Carla M.. Time Management. In: CHEN, Herbert; KAO, Lillian (Ed.). Success in Academic Surgery. Part 1. Londres: Springer-verlag, 2012. Cap. 15. p. 235-250. Disponível em: <http://link.springer.com/chapter/10.1007/978-0-85729-313-8_15>. Acesso em: 25 mar. 2015.

Este é um e-book da editora Springer. Apesar do tema ser medicina, o último capítulo é um manual de gerenciamento do tempo com informações úteis sobre como organizar o dia, qual horário pode/ deve ser reservado a e-mails, redes sociais, etc.

Para acessá-lo o caminho é: Portal Biblioteca > No lado esquerdo, role a tela para baixo e acesse o link Springerlink n@ sua Biblioteca > No campo de busca digite o título do livro > Note que a primeira opção tem um cadeado, ou seja, não é disponível na UFABC, clique na segunda opção (Part 1) > Role até o penúltimo capítulo: Time Management.

Material de Apoio

Modelo de Calendário Semanal para Planejamento