Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Newsletter Ingressantes nº 01

 

Ingressante 2020
Bem vindo à UFABC, ingressante 2020!

Newsletter nº 01/20 PROGRAD/PROAP • 03 de agosto

 

Nós somos a ProAP!

 

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (ProAP) é a responsável pela condução das políticas de assistência estudantil e de ações afirmativas da nossa universidade. Para isso, contamos com o Núcleo de Acessibilidade, a Seção de Bolsas Socioeconômicas, a Seção de Esporte e Lazer, a Seção de Nutrição e Restaurantes Universitários, a Seção de Promoção à Saúde, a Seção Psicossocial e de a Seção de Segurança Comunitária.

 

Saiba mais em nossa página >

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL •

 

Programa de Auxílios Socioeconômicos

 

O Programa de Auxílios Socioeconômicos tem por objetivo ampliar as condições de permanência na instituição de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do ABC que se encontrem em situação de vulnerabilidade social e econômica. Você que é ingressante na universidade e foi convocado na recente chamada de matrícula, fique atento às datas para inscrição no processo seletivo. As inscrições via formulário eletrônico começam dia 04/08/2020 e encerram dia 10/08/2020.

 

Clique aqui para bolsas >

PROGRAMAS DE INCLUSÃO DIGITAL •

 

Programa de Acesso e Permanência: Inclusão Digital Solidária

 

O Programa é uma ação solidária coordenada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes da UFABC (DCE-UFABC), e tem como objetivo contribuir para a inclusão digital de estudantes de graduação da UFABC, através da doação de computadores em bom estado (novos ou usados) para o desenvolvimento de atividades acadêmicas relacionadas ao ensino, a pesquisa e a extensão, bem como atividades de cunho social ligadas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

Clique aqui para doação de PCs >

 

Programa de Inclusão Digital - Empréstimo de Computadores e Acesso à Internet

 

Será lançado neste mês de agosto, contemplando as modalidades de empréstimo de computadores portáteis e disponibilização de pacotes de dados para acesso à internet, e tem por objetivo democratizar e ampliar as condições de permanência na instituição de estudantes que se encontrem em situação de vulnerabilidade e exclusão digital, por meio do acesso à recursos tecnológicos para acompanhamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, desse modo contribuindo para a promoção da inclusão social pela educação e redução das taxas de retenção e evasão. EM BREVE! Fique atento ao site da ProAP.

 

Acompanhe a página da ProAP >

PCD •

 

Monitoria Inclusiva

 

Este programa é uma modalidade de apoio que consiste em uma via de mão dupla, que contribui tanto para a formação do Monitor Inclusivo, estudante da graduação que recebe bolsa para desenvolver atividades de apoio e acompanhamento aos estudantes com deficiência, quanto aos próprios estudantes PcDs, que são acompanhados em suas disciplinas (mediante solicitação) e podem ter adaptação de materiais didáticos para formatos acessíveis, elaboração de planos de estudos, em conjunto com a equipe do Núcleo de Acessibilidade.

 

 

Serviço de Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais

 

O Núcleo de Acessibilidade possui uma Equipe de Tradutores e Intérpretes de Libras, a língua brasileira de sinais, que apoia os estudantes surdos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão que acontecem ou tem participação da comunidade da UFABC.

 

Conheça a equipe de tradutores de LIBRAS >

ASSUNTOS COMUNITÁRIOS •

 

Boletim semanal - #FiqueEmCasa e Movimente-se!

 

Indicações de práticas de atividades físico-esportivas regulares, de intensidade moderada, que trazem benefícios para a saúde, melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório, e elevação da resposta imunológica, além de propiciar o incremento da capacidade cognitiva e diminuir os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral. O acesso ao conhecimento sistematizado sobre os conteúdos culturais do esporte e do lazer proporciona uma participação crítica e criativa, no âmbito das atividades de busca de uma qualidade de vida ativa e sustentável. Acompanhe semanalmente no site da ProAP.

 

Boletim Semanal >

 

 

Rodas de Conversa - Seção Psicossocial

 

Em parceria com outros setores da UFABC, entidades e coletivos estudantis, a Seção Psicossocial promove regularmente rodas de conversa, que proporcionam espaço de fala e escuta a toda a comunidade universitária sobre temas relacionados à Saúde Mental. Neste período de isolamento e distanciamento social, os eventos têm ocorrido na modalidade remota. Fique atento ao site da ProAP e às redes sociais da UFABC para mais informações sobre os próximos eventos, e se inscreva para participar!

 

Rodas de Conversa Online >

 

 

ConViver ProAP - Jornada de saúde, esporte e lazer

 

Todos os anos as diferentes áreas da ProAP se reúnem para promover um evento voltado à saúde física e mental, esporte, lazer e cultura. Este ano o ConViver ProAP ocorrerá na modalidade virtual, nos dias 25, 26 e 27 de agosto, com diversas atividades, dentre elas um Sarau, atividades físico-esportivas e culturais, transmissões ao vivo sobre temas de nutrição e saúde física e mental. Acompanhe o site da ProAP para maiores informações sobre como participar.

 

Mais Notícias >

Acompanhe as redes sociais da UFABC

Facebook | Instagram | Linkedin | Twitter | YouTube

Registrado em: Newsletters Ingressantes 2020
Fim do conteúdo da página