Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Newsletter Ingressantes nº 04

Ingressante 2020
Orientação Pedagógica aos Ingressantes

 

Newsletter nº 04/20 - PROGRAD DEAT • 24 de agosto

 

Nós somos a DEAT!

 

A Divisão de Ensino e Aprendizagem Tutorial (DEAT) da Pró-reitoria de Graduação acompanha estudantes da graduação em seu desenvolvimento acadêmico por meio de orientações pedagógicas e com a realização de cursos e atividades.

 

Conheça os serviços e a equipe DEAT >

SISTEMA QUADRIMESTRAL •

 

Informações importantes

 

Cada período letivo na UFABC engloba 12 semanas de aulas. Estudantes terão disciplinas de diversas áreas do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar. As aulas, atividades e avaliações acontecem de uma forma bastante dinâmica, por isso, fique atento e organize tempo para estudar e realizar exercícios, relatórios, trabalhos em grupo e individuais, ao longo do quadrimestre.

 

Para saber mais, leia o projeto do seu curso >

 

Quadrimestre Suplementar 

 

Neste quadrimestre teremos ensino remoto, mas algumas atividades poderão ocorrer de maneira síncrona (ao vivo), por isso, é importante acompanhar o cronograma e horários de atividades apresentados pelo (a) professor (a) de cada uma das disciplinas. Para as atividades assíncronas o prazo mínimo entre solicitação pelo docente e a data de entrega é de uma semana. Estudantes poderão cancelar disciplinas ou trancar o quadrimestre até a sexta semana do QS.

 

Saiba tudo sobre o QS aqui >

DISCIPLINAS •

 

Créditos

 

Os cursos de graduação possuem projetos pedagógicos que estabelecem a quantidade de créditos de disciplinas obrigatórias, de opção limitada e livres que  estudantes devem cursar. Cada crédito corresponde a 12 horas de aulas teóricas ou práticas, de modo que uma disciplina de 4 créditos possui 4 horas de aulas teóricas ou práticas semanais. A toda disciplina da UFABC são atribuídos três números, que normalmente são encontrados junto ao nome dela, e indicam o número de horas de aulas teóricas (T), práticas (P) e horas de estudo individual (I). Assim, por exemplo Bases Matemáticas (4-0-5) possui quatro horas de aulas teóricas e 5 horas de estudos individuais. Em geral, cada disciplina compreende de 2 a 5 créditos.

 

PET CTI apresenta: créditos >

 

Matrículas em disciplinas

 

No primeiro quadrimestre, estudantes ingressantes serão automaticamente matriculados (as) nas disciplinas indicadas pela coordenação do seu curso. A lista das turmas e respectivos professores (as) será publicada no site da PROGRAD e no SIGAA, e  cada docente cadastrará seu plano de ensino indicando cronograma, avaliação e a plataforma utilizada para o desenvolvimento da disciplina. É importante que você saiba o seu Registro Acadêmico (RA), assim como login e senha institucional, para localizar essas informações. A partir do segundo quadrimestre, estudantes serão responsáveis por suas solicitações de matrícula. Normalmente a matrícula nas disciplinas do quadrimestre seguinte é realizada antes do fim do quadrimestre atual, portanto atenção às datas publicadas. Haverá uma atividade orientando sobre matrícula em data oportuna, acompanhe as informações na página da Prograd.

 

Conheça a página de matrículas em disciplinas >

 

Abandono

 

Os alunos e alunas também não podem ficar 2 quadrimestres consecutivos sem realizar matrícula ou efetuar trancamento, a ocorrência dessa situação é considerada abandono, quando o (a) estudante tem sua matrícula cancelada.

 

Entenda a regra para abandono >

CURSOS DE REVISÃO DE TÓPICOS DO ENSINO MÉDIO •

 

Os cursos têm por objetivo revisar conteúdos essenciais de Matemática e Física, abordando eventuais lacunas deixadas na trajetória de estudantes ao longo do Ensino Médio.

 

Curso de Matemática (inscrições abertas!)

Revisão de tópicos do ensino médio >

  

Curso de Física

Revisão de Tópicos do Ensino Médio >

 

*** não perca a live desta semana com a DEAT ***

Acompanhe as redes sociais da UFABC

Facebook | Instagram | Linkedin | Twitter | YouTube

Registrado em: Newsletters Ingressantes 2020
Fim do conteúdo da página