Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > ENADE > 2014
Início do conteúdo da página

ENADE 2014

 

ENADE 2014 - Situação dos estudantes ausentes à prova

Relação dos estudantes que não compareceram à prova do ENADE 2014, realizada no dia 23/11/2014, com indicação de situação no INEP.

ENADE 2014 - Situação final dos estudantes ausentes à prova

 

Requerimento de solicitação de dispensa do ENADE.

Entregar o requerimento (preenchido) na Central de Atendimento ao Estudante do Câmpus Santo André, anexando documento comprobatório original (ou cópia, desde que acompanhada do original) que respalde a dispensa (conforme anexo da Portaria n° 584, a seguir).

Portaria nº 584, de 03 de dezembro de 2014

A partir de 03/02/2015 você poderá tomar ciência do deferimento ou indeferimento de seu pedido na Central de Atendimento ao Estudante.

Caso seu pedido seja indeferido, você poderá solicitar dispensa diretamente ao INEP, observando as instruções da Portaria 584 e acessando http://portal.inep.gov.br

 

Importante! Alunos que ainda não preencheram o Questionário do Estudante

Os nomes listados a seguir estão inscritos para a realização da prova do ENADE, como concluintes.

Em busca realizada no portal do INEP (Sistema ENADE), verificamos que os mesmos ainda não preencheram o questionário do estudante.

Como o exame ocorrerá no próximo domingo (23 de novembro), recomendamos fortemente que acessem o portal e preencham o questionário. Só assim poderão imprimir o Cartão de Informação do Estudante com o local onde realizará a prova.

Caso deixem de comparecer à prova, estes alunos poderão atrasar em cerca de 1 ano sua colação de grau/diploma.

Não deixe para o último dia! Caso já tenha preenchido o questionário, desejamos a você uma boa prova!

Alunos que não preencheram o Questionário do Estudante

 

Comunicado ENADE 2014 - Colação de Grau

Segundo legislação vigente, o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é componente curricular obrigatório. Deste modo, o resultado desse exame é condição indispensável para que estudantes realizem a colação de grau.

O ENADE será realizado dia 23/11/2014 e a previsão de publicação dos resultados dia 16/12/2014.

A próxima colação de grau será dia 29/11/2014, ou seja, antes da data prevista para o resultado do exame.

Nesse sentido, os alunos que colarão grau nos cursos de formação específica que participarão do ENADE não poderão fazê-lo antes de 16/12/2014. Os demais (Bacharelado em Ciências Econômicas e Bacharelado em Políticas Públicas) irão colar grau no dia 29/11, como previsto.

Assim, a data de colação desses alunos foi adiada para 19/12/2014 e o local da cerimônia de colação alterado, devido ao menor número de participantes, para o Auditório do campus de São Bernardo do Campo. Devido às limitações de espaço, os alunos poderão convidar não mais do que 4 (quatro) pessoas para o evento.

Para mais informações, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Comunicado ENADE 2014

Prezado Estudante inscrito no ENADE 2014,

A data para a realização do exame se aproxima, por isso destacamos algumas informações e recomendações importantes:

 

Questionário do Estudante

- Caso você ainda não tenha respondido o Questionário do Estudante, faça isso o mais rápido possível para obter o Cartão de Informações, onde estará indicado o local da prova.
- Os alunos que responderam ao Questionário do Estudante entre 27 e 29 de outubro, devem imprimir novamente o Cartão de Informações em função de um erro ocorrido no sistema do ENADE.

 

Ausência no dia da Prova

- Não se esqueça de que o aluno que não comparecer à prova ficará em situação irregular perante o INEP e não poderá colar grau até que a situação seja regularizada.

- Caso o aluno não tenha como justificar a falta, dentro das normas do INEP (por motivo de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal), será inscrito como aluno irregular no próximo exame (2015) e somente poderá colar grau no final de 2015 a depender de calendário estabelecido pelo INEP.

- Se o aluno se enquadrar nas normas de justificativa do INEP poderá solicitar ao Coordenador de seu curso a dispensa da prova. Nesse caso, o Coordenador deferirá ou não o pedido. Em caso positivo a dispensa será efetuada pelo Coordenador no portal do INEP. - Caso o aluno caso tenha o pedido negado, ainda pode solicitar a dispensa diretamente ao INEP, que também deferirá ou não o pedido, em data a ser estabelecida em Portaria.

 

No entanto, alertamos para algumas questões importantes:

1) O número de dispensas é limitado.

2) Até o Coordenador e/ou o INEP analisar os pedidos pode-se passar um prazo de aproximadamente 2 meses ou mais. Por exemplo, no caso do ENADE 2013 a lista dos estudantes efetivamente dispensados só foi publicada pelo INEP em março de 2014.

3) E, somente depois de todo esse trâmite é que o aluno estará apto a colar grau e receber o diploma.

 

Tenha em mente, portanto, que o ato de pedir dispensa não o torna apto à colação de grau automaticamente.

Esperamos ter contribuído para maior esclarecimento a respeito do ENADE 2014 e desejamos a todos BOA PROVA!

 

Comunicado: erros em alguns cartões do estudante

Informamos que devido a problemas no sistema ENADE, alguns estudantes que preencheram o Questionário do Estudante, visualizaram durante o período de 27 a 29 de outubro de 2014, dados equivocados sobre a data da realização do ENADE 2014.

A partir deste ocorrido, temos a informar que:

1) O problema foi corrigido em 29/10 e, desde então, vem operando normalmente.

2) Solicitamos a todos os estudantes que façam a reimpressão do Cartão de Informações do Estudante para correta visualização dos dados do Exame.

Aproveitamos o momento para reiterar junto ao corpo discente a data da prova: 23 de novembro de 2014, às 13 horas (horário de brasília).

 

Atenção aos Prazos

Data O que acontece?
12 a 21 de agosto O estudante deve verificar os dados da sua inscrição*.
19 de setembro Divulgação eletrônica da lista final de estudantes inscritos e convocados.
14 a 17 de outubro Seminários ENADE 2014
21/out a 23 de novembro Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante (obrigatória) e consulta ao local de prova**.
23 de novembro Aplicação das provas
16 de dezembro Previsão de divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular***.

* Os estudantes que identificarem problemas em sua inscrição devem informar ao setor responsável pelo Enade do seu curso e/ou instituição, até o dia 21 de agosto de 2014, a tempo de que sejam tomadas providências para alteração.

** O concluinte selecionado para participar do Enade 2014 será informado sobre seu local de prova somente após terminar de responder todo o Questionário. Após o preenchimento do questionário é que será possível imprimir o Cartão de Informação do Estudante.

*** O Boletim de Desempenho do Estudante será disponibilizado aos estudantes participantes do Enade 2014 na página http://portal.inep.gov.br. As formas de acesso eletrônico ao Boletim de Desempenho do Estudante serão divulgadas na mesma página e iniciadas logo após a divulgação oficial dos resultados do Enade 2014 - estimada para seis meses após a realização do Exame.


Notas:

Estarão dispensados da prova os alunos que colarão grau no dia 16 de agosto de 2014 e aqueles que no dia 23 de novembro de 2014 (dia da realização da prova do ENADE) estejam realizando intercâmbio fora do Brasil.

Alunos que estejam inscritos como concluintes em mais de um curso deverão optar por fazer a prova de um desses cursos. Ao comparecer à prova e registrar sua presença estará automaticamente dispensado da avaliação para os demais cursos.

Registrado em: Enade
Fim do conteúdo da página