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Processo Seletivo 2021

ATENDIMENTO TELEFÔNICO SUSPENSO

Devido à suspensão das atividades presenciais na UFABC em virtude da pandemia do coronavírus/Covid-19, a Universidade está fechada e os funcionários estão em trabalho remoto

Informações sobre possibilidade de retomada de atividades presenciais

ATENDIMENTO VIA E-MAIL

Para tratar sobre o ingresso 2021, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 



 

Processo seletivo 2021

Edital Nº 013/2021 - ingresso nos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares

A leitura deste edital e de seus anexos é fundamental para sanar eventuais dúvidas

 

 

5ª Lista de Espera

Solicitações de matrículas recebidas

Convocados para solicitar matrícula

Resultados de análises referentes à 5ª Lista de Espera
Portaria Nº 037 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato (a) ingressante pelas modalidades Ampla Concorrência e Escola Pública e PPI e/ou Renda

Cronograma da 5ª Lista de Espera:

Data Atividade
10 de setembro Publicação da lista dos convocados
11 a 13 de setembro Prazo para preenchimento do formulário de solicitação de matrícula
14 de setembro Publicação da lista de solicitações de matrículas recebidas
27 de setembro Publicação do resultado
27 de setembro Prazo para recurso

 

4ª Lista de Espera

Solicitações de matrículas recebidas

Candidatos convocados para solicitar matrícula

Resultados de análises referentes à 4ª Lista de Espera
Portaria Nº 038 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato ingressante pela modalidade Renda
Portaria Nº 036 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato (a) ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI
Portaria Nº 031 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pelas modalidades Ampla Concorrência, Escola Pública e PPI e/ou Renda - motivos dos indeferimentos

Cronograma da 4ª Lista de Espera:

Data Atividade
24 de agosto Publicação da lista dos convocados
25 a 27 de agosto Prazo para preenchimento do formulário de solicitação de matrícula
30 de agosto Publicação da lista de solicitações de matrículas recebidas
08 de setembro Publicação do resultado
09 de setembro Prazo para recurso

 

3ª Lista de Espera

Solicitações de matrículas recebidas

Resultados de análises referentes à 3ª Lista de Espera
Portaria Nº 035 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI
Portaria Nº 030 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI - motivos dos indeferimentos
Portaria Nº 029 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI
Portaria Nº 022 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato ingressante pelas modalidades PPI, renda e PcD - motivos dos indeferimentos
Portaria Nº 011 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato ingressante pelas modalidades Ampla Concorrência e Escola pública

 

2ª Lista de Espera

Solicitações de matrículas recebidas

Resultados de análises referentes à 2ª Lista de Espera
Portaria Nº 034 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidata ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI
Portaria Nº 028 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pelas modalidades PPI e/ou renda - motivos dos indeferimentos
Portaria Nº 027 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI
Portaria Nº 021 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato ingressante pelas modalidades PPI, renda e PcD
Portaria Nº 018 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato ingressante pelas modalidades PPI, renda e PcD
Portaria Nº 007- resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato ingressante pelas modalidades Ampla Concorrência e Escola pública

 

1ª Lista de Espera

Solicitações de matrículas recebidas

Convocação para matrículas

Resultados de análises referentes à 1ª Lista de Espera
Portaria Nº 033 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI
Portaria Nº 026 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato (a) ingressante pelas modalidades PPI e/ou renda - motivos dos indeferimentos
Portaria Nº 025 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato (a) ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI
Portaria Nº 020 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pelas modalidades PPI, renda e PcD - motivos dos indeferimentos
Portaria Nº 017 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI e/ou PcD
Portaria Nº 015 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pelas modalidades PPI, renda e PcD
Portaria Nº 010 -  resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato ingressante pelas modalidades PPI, renda e PcD
Portaria Nº 002 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pelas modalidades Ampla Concorrência e Escola pública

 

Chamada Regular

Solicitações de matrículas recebidas

Convocação para matrícula

Resultados de análises referentes à Chamada Regular
Portaria Nº 032 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI
Portaria Nº 024 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pelas modalidades PPI e/ou renda - motivos dos indeferimentos
Portaria Nº 023 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI
Portaria Nº 019 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pelas modalidades PPI, renda e PcD - motivos dos indeferimentos
Portaria Nº 016 -  resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI e/ou PcD
Portaria Nº 014 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato(a) ingressante pelas modalidades PPI, renda e PcD
Portaria Nº 013 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI e/ou PcD
Portaria Nº 012 - retifica a Portaria nº 009, de 28 de junho de 2021
Portaria Nº 009 - resultado da análise de recurso ao indeferimento de solicitação de matrícula de candidato ingressante pela modalidade Renda e/ou PPI e/ou PcD
Portaria Nº 008 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato ingressante pelas modalidades PPI, renda e PcD
Portaria Nº 006 - retifica a Portaria nº 003, de 26 de maio de 2021
Portaria Nº 005 - prorroga o prazo para publicação do resultado das análises das solicitações de matrícula de candidatos ingressantes pela(s) modalidade(s) Renda e/ou PcD e/ou PPI
Portaria Nº 004 - solicitações de matrícula deferidas após análise de conformidade à modalidade de concorrência escolhida
Portaria Nº 003 - indeferimento das solicitações de matrícula dos candidatos ingressantes pela(s) modalidade(s) Renda e/ou PcD e/ou PPI - motivos dos indeferimentos
Portaria Nº 001 - resultado da análise de solicitação de matrícula de candidato ingressante pelas modalidades Ampla Concorrência e Escola pública

 


LOGIN INSTITUCIONAL / ATESTADO DE VÍNCULO

A criação de login institucional está disponível aos candidatos com matrículas homologadas pela Portaria Nº 001.

Este login possibilita o acesso a diversos sistemas utilizados na UFABC - webmail, Central de Serviços, SIGAA etc. Além disso, as informações de "Usuário" e "senha" serão as mesmas utilizadas para a criação do e-mail institucional.

Para criar seu login, visite o acesso.ufabc.edu.br, clique em "Novo usuário" e preencha as informações solicitadas.

Em caso de problema(s), contate o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)

Para solicitar seu atestado de vínculo, acesse o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA, clique em "Ensino" e selecione "Emitir declaração de vínculo".

 


Sobre as aulas dos ingressantes 2021

Início: 13 de setembro de 2021

Horários:

  • Matutino - de segunda a sábado, das 08h00 às 12h00
  • Noturno - de segunda a sexta, das 19h00 às 23h00 e, aos sábados, das 14h00 às 18h00

Para todos os cursos, sábado é considerado dia letivo nos períodos matutino (manhã) e vespertino (tarde)

 


 

Cursos de Graduação

Cursos de ingresso Cursos de formação específica

Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T)

Campi Santo André e São Bernardo do Campo

Bacharelados

Campus Santo André

Biotecnologia

Ciência da Computação

Ciências Biológicas

Física

Matemática

Química

Campus São Bernardo do Campo

Neurociência

 

Engenharias

Campus Santo André

Ambiental e Urbana

Energia

Informação

Instrumentação, Automação e Robótica

Materiais

Campus São Bernardo do Campo

Aeroespacial

Biomédica

Gestão

Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H)

Campus São Bernardo do Campo

Bacharelados

Campus São Bernardo do Campo

Ciências Econômicas

• Filosofia

Planejamento Territorial

Políticas Públicas

Relações Internacionais

Licenciatura em Ciências Humanas (LCH)

Campus São Bernardo do Campo

Licenciatura

Campus São Bernardo do Campo

Filosofia

Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE)

Campus Santo André

Licenciaturas

Campus Santo André

Ciências Biológicas

Física

Matemática

Química

bacharelado é uma formação em nível superior que confere grau de bacharel. O prazo previsto para a conclusão dos Bacharelados Interdisciplinares (BC&T e BC&H) é de 03 anos. Quanto ao prazo previsto para conclusão dos bacharelados de formação específica, verifique os projetos pedagógicos dos respectivos cursos. O curso de bacharelado prepara profissionais generalistas com sólidos conhecimentos sobre a base de uma profissão.

engenharia é uma formação em nível superior que confere grau de engenheiro. Quanto ao prazo previsto para conclusão das engenharias, verifique os projetos pedagógicos dos respectivos cursos. O curso de engenharia prepara profissionais com sólidos conhecimentos sobre a base de uma profissão.

licenciatura é uma formação em nível superior que confere grau de licenciado. O prazo previsto para a conclusão das Licenciaturas Interdisciplinares (LCH e LCNE) é de 04 anos. Quanto ao prazo previsto para conclusão das licenciaturas de formação específica, verifique os projetos pedagógicos dos respectivos cursos. O curso de licenciatura prepara profissionais para ministrarem aulas (no ensino fundamental, médio etc.) sobre áreas do conhecimento em que se formaram.

Para mais informações sobre os cursos, leia os Projetos Pedagógicos disponibilizados em suas respectivas páginas

Quer saber mais? Confira o vídeo sobre os Bacharelados Interdisciplinares da UFABC e o vídeo sobre as Licenciaturas Interdisciplinares da UFABC.

 

Dúvidas frequentes sobre o ingresso

 

 

 


1. Como funciona o processo seletivo?

A UFABC utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

Mais informações: sisu.mec.gov.br

 

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2. Quais são os cursos de graduação oferecidos pela UFABC?

A UFABC oferece cursos de bacharelados, licenciaturas e engenharias, no entanto, os cursos de ingresso são:

  • Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BC&T)
  • Bacharelado em Ciências & Humanidades (BC&H)
  • Licenciatura em Ciências Humanas (LCH)
  • Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE)

Os cursos de ingresso são interdisciplinares e possibilitam o acesso a outros cursos de formação específica.

Para mais informações, acesse prograd.ufabc.edu.br/cursos.

 

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3. A UFABC oferece bolsas para alunos com dificuldades financeiras?

A UFABC possui programas de apoio a estudantes em condições de vulnerabilidade social e econômica. O órgão responsável pela gestão destes programas é a Seção de Bolsas e Auxílios da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (ProAP).

Mais informações: proap.ufabc.edu.br

 

 

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4. Por que escolher a UFABC?

Desde o princípio de sua existência, a UFABC elegeu como seus fundamentos a interdisciplinaridade, a inclusão social e a excelência.

A interdisciplinaridade é o diferencial da graduação da Universidade e proporciona o aprendizado dentro de uma visão ampla e geral, sem prejuízo da profundidade metodológica e científica.

A adoção do módulo de ensino quadrimestral permite que os alunos transitem em maior diversidade de conteúdos e conhecimentos.

A matriz curricular de cada curso é formada por conjuntos de disciplinas que são denominadas "obrigatórias", de "opção limitada" e "livres". A flexibilidade de escolha garante que seja oferecida ampla variedade de conhecimento em recortes distintos, escolhidos de acordo com os interesses de cada aluno já a partir do segundo quadrimestre após o seu ingresso.

Qualquer aluno pode solicitar matrículas em disciplinas ofertadas em qualquer campus e turno.

Para saber quais são as disciplinas que você deverá cursar, consulte o projeto pedagógico de seu curso (PPC), acessível em prograd.ufabc.edu.br/cursos.

 

Ainda sobre o perfil institucional

O Projeto Pedagógico Institucional da UFABC traz os seguintes fundamentos estruturais:

ausência de departamentos, como forma de estimular o livre trânsito e a interação entre todos os membros da comunidade universitária;

sistema quadrimestral de ensino, permitindo maior dinâmica e variedade de disciplinas apresentadas ao aluno;

organização curricular flexível, valorizando o estudo independente e enfatizando o protagonismo e a responsabilidade do aluno na construção da própria trajetória acadêmica e de sua educação continuada;

compartilhamento de disciplinas entre cursos, que permite ao aluno aproveitar conteúdos cursados para a integralização de mais de um curso, promovendo também a interdisciplinaridade e a otimização de recursos físicos e humanos.

As disciplinas são compartilhadas por todos os cursos, compondo assim um catálogo geral de disciplinas.

Ou seja, as disciplinas são pertencentes à Universidade, sendo que os cursos as utilizam considerando as categorias: "obrigatória", "opção limitada" ou "livre".

Uma mesma disciplina poderá ser obrigatória para um curso e de opção limitada para outro curso, por exemplo.

Disciplinas consideradas livres são aquelas que não são classificadas como obrigatórias ou de opção limitada de um determinado curso, e podem ser cursadas dentro ou fora da UFABC, incluindo em cursos de pós-graduação ou mesmo no exterior.

Para que o aluno possa, a partir da escolha das disciplinas de opção limitada e livres, compor sua matriz acadêmica de acordo com seus interesses e talentos, é importante que a percentagem de disciplinas obrigatórias não seja excessiva, e que seja previsto um número mínimo de créditos de disciplinas livres.

Para os Cursos Interdisciplinares de Ingresso, os limites são determinados como máximo de 35%, para disciplinas obrigatórias, e mínimo de 30%, para disciplinas livres.

Para informações mais específicas a respeito dos cursos de graduação, consulte os projetos pedagógicos disponibilizados nas respectivas páginas, acessíveis em prograd.ufabc.edu.br/cursos

 

Formação Contínua

O compartilhamento de disciplinas entre os diferentes cursos da UFABC, assim como a ausência de pré-requisitos, permite que os estudantes comecem a cursar disciplinas obrigatórias dos cursos de formação específica ao mesmo tempo em que estão matriculados nos cursos de ingresso. 

É comum determinada disciplina ser obrigatória para um curso, opção limitada para outros tantos ou livre para os demais. Assim, cursar disciplinas funciona como preencher um álbum de figurinhas, e conforme este álbum é completado, o estudante segue integralizando o(s) curso(s). Confira mais informações sobre formas de escolha de disciplinas, e demais normas da graduação, no Guia da Graduação.

 

Ações afirmativas e apoio institucional

Como parte importante do projeto pedagógico institucional da UFABC, contamos com uma Pró-Reitoria focada especialmente em formular, propor, avaliar e conduzir as políticas afirmativas e relativas aos assuntos comunitários da Universidade. Com o foco sempre voltado à inclusão, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas - ProAP é responsável por colocar em prática as nossas políticas afirmativas em sentido amplo, desde o estímulo a um ambiente saudável e harmonioso entre todos(as) os(as) membros da comunidade, até a concessão dos auxílios e bolsas socioeconômicas, sem os quais muitos de nossos estudantes não conseguiriam permanecer na universidade. Estarão prontos para receber nossos estudantes:

O Núcleo de Acessibilidade - que vai auxiliar no acesso, circulação e estudo dos estudantes com deficiência e demais necessidades. O Núcleo oferece auxílio financeiro para os estudantes com deficiência, assim como empréstimo de equipamentos de tecnologia assistiva.

A Seção de Bolsas Socioeconômicas - que gerencia os auxílios que visam minimizar os impactos sociais e econômicos que influenciam negativamente as condições de permanência dos estudantes na Universidade. Atualmente a seção oferece as seguintes modalidades de Apoio:

  • Auxílio Alimentação
  • Auxílio Creche
  • Auxílio Moradia
  • Bolsa Permanência

A Seção Psicossocial - que atua em prevenção e promoção à saúde mental, auxiliando no processo de reflexão sobre questões emocionais e relacionais da comunidade acadêmica, buscando, também, contribuir com a construção de um ambiente universitário inclusivo.

Encontre mais informações sobre como se cadastrar no Núcleo de Acessibilidade, sobre os auxílios e sobre as ações e modalidades de atendimento da Seção Psicossocial no site da Proap: proap.ufabc.edu.br

 

Pesquisa científica, Extensão Universitária e outras modalidades de bolsas acadêmicas

A UFABC acredita que ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, e que o aluno não deve ater-se apenas às atividades em sala de aula, mas também buscar o aprendizado por meio de outras ferramentas.


Pesquisando Desde o Primeiro Dia (PDPD)
é um programa de bolsas único nas instituições brasileiras de ensino superior, pois é voltado a alunos que acabaram de entrar na Universidade. Também existe uma modalidade deste programa voltado exclusivamente a ingressantes beneficiários de políticas de ações afirmativas, o PDPD-AF. Encontre informações sobre os docentes e suas linhas de pesquisa no site da UFABC e fique atento aos editais de bolsas de IC/PDPD no site da Pró-Reitoria de Pesquisa - Propes: propes.ufabc.edu.br.


Informações sobre os projetos de extensão universitária e oportunidades de atuação como bolsistas e voluntários nas ações podem ser encontrados no site da Pró-Reitoria de Extensão de Cultura - ProEC: proec.ufabc.edu.br.


Monitoria: o estudante de graduação pode atuar como bolsista ou voluntário de projetos que envolvem monitoria em disciplinas e/ou outras ações que visem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na UFABC. Mais informações: prograd.ufabc.edu.br/monitoria-academica.


Monitoria Inclusiva
: É um auxílio mensal para que os alunos de graduação dediquem 10 (dez) horas semanais em atividades de acompanhamento aos alunos com deficiência e adaptação de materiais, além de atuarem em projetos que visam diminuir barreiras atitudinais pelos campi da UFABC. O aluno com deficiência também poderá ser um monitor inclusivo e contribuir com a acessibilidade ativamente. Fique de olho na publicação dos editais no site da Proap: proap.ufabc.edu.br.


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid
. O Pibid busca incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério e para a articulação entre teoria e prática, necessárias à formação dos docentes, e inserir licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação básica. São oferecidas bolsas aos estudantes por meio de edital, incluindo um edital voltado exclusivamente a estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas, o Pibid-AF. Fique atento às chamadas dos editais no site Pibid pibid.ufabc.edu.br.


Programa de Educação Tutorial - PET. O PET tem como proposta desenvolver atividades que propiciem a ciência, tecnologia e inovação de dentro para fora da Universidade, conscientizando seus discentes da sua importância e de como fazer, assim como proporcionar ao corpo docente um ambiente favorável ao seu desenvolvimento e dar acesso a qualquer comunidade a esse recurso tanto acadêmica quanto externamente. As informações sobre esta modalidade de bolsa estão disponíveis na página do PET.


Além das bolsas, o estudante de graduação também pode obter auxílio financeiro para participação em eventos, como simpósios, seminários, workshops, congressos nacionais e internacionais, visando à apresentação de trabalhos científicos, acadêmicos ou tecnológicos. Mais informações em Auxílio eventos.

 

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5. Quando serão retomadas as atividades presenciais na UFABC?

O planejamento e a indicação de providências necessárias para o momento em que for possível o retorno de atividades presenciais na Universidade é competência do Comitê de Planejamento e Ações de Gestão referente ao Coronavírus no âmbito da UFABC.

Este Comitê, por meio de seu Núcleo de Monitoramento e Testagem, divulga periodicamente análises técnicas sobre a situação epidemiológica dos municípios localizados na região metropolitana de São Paulo e, com base nestes dados, faz recomendações quanto ao Plano de retomada gradual de atividades presenciais na UFABC.

Mais informações: www.ufabc.edu.br/boletim-monitoramento-pandemia

 

Confira as ações da UFABC contra a Covid-19

UFABC contra a Covid-19

Registrado em: Ingresso UFABC - histórico
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