Portal > Aluno

Matrícula das Disciplinas do BC&T - 2013

Olá pessoal,

Como todos sabem, nessa próxima semana, inicia-se a matrícula das disciplinas para o próximo quadrimestre.

Assumimos a coordenação do BC&T em julho de 2013 e estamos tentando melhorar, de alguma forma, o processo atual de oferecimento de disciplinas. Sabemos que ajustes no processo de oferecimento de disciplinas é demanda imediata dos nossos alunos e a coordenação do BC&T não pode esperar. A nossa coordenação tem ciência dos diversos entraves que envolvem os três momentos de matrícula da nossa instituição: alocação didática de professores, definição dos coordenadores de disciplinas, alocação de espaço físico e alocação de disciplinas nos dois câmpus (SA e SBC). Não se propõem soluções, ao problema posto, sem forte planejamento.

Planejamento / estudos de ações

Dessa forma, vamos planejar e sugerir algumas alterações que vão, certamente, beneficiar alunos e docentes. Uma vez que esse é um processo, que envolve inúmeros atores, o planejamento e estudo de todas as possíveis ações para a melhoria desse processo não poderá se dar em uma única etapa. Assim, será fundamental a participação e colaboração de toda a comunidade da UFABC.

Nesse sentido, a primeira proposta de alteração do processo de matrícula já será estruturada nesse próximo quadrimestre. Vamos divulgar o nome dos professores das disciplinas do BC&T antes do período de matrícula.

É importante salientar que algumas alterações nesses nomes poderão ocorrer e, portanto, essa divulgação antecipada não caracteriza um compromisso inalterável.

Faremos o possível para manter os docentes nas turmas que os mesmos originalmente foram alocados.

Além disso, algumas turmas ainda estão sem definição de docentes. Assim, faremos uma força para apresentar os nomes desses docentes antes do início das aulas.

Matriculem-se nessas disciplinas mesmo assim, pois isso nos ajudará a identificar a real necessidade de professores.

Iniciativa apoiada!

Vale lembrar que, para a divulgação antecipada dos nomes dos docentes, a Coordenação do BC&T teve o apoio de todos os coordenadores de curso, todos os vice-diretores dos centros, responsáveis por esse processo de alocação, a quem agradecemos a colaboração.

Em relação ao número de turmas, tentamos oferecer um número mais otimizado possível, observando as matriculas passadas. Caso ocorram demandas por mais turmas, de qualquer disciplina, faremos todo o esforço para conseguir ofertá-las ainda nessa matrícula.

Liberdade de escolha x Critérios

É muito importante que vocês façam suas escolhas com critério, de forma a alterarem o mínimo possível essas escolhas no ajuste. Outra coisa importante: façam matrícula em disciplinas que realmente pretendem cursar. Isso vai evitar cancelamento desnecessário de matrículas em turmas. Acreditamos que devemos oferecer o máximo possível de disciplinas que sejam do desejo e necessidade de vocês, mas a contrapartida é que vocês façam escolhas com responsabilidade, somente cancelando matrícula em caso de real necessidade.

Esse é o espírito do nosso Projeto Pedagógico: liberdade de escolha, de suas trajetórias e de suas vidas.

Qualquer dúvida, não hesitem em nos procurar.

Abraços,

Wesley e Itana