Portal > Aluno > BC&T > Arquivo de notícias > Matrícula consciente - 2º Quadrimestre 2014

Matrícula consciente - 2º Quadrimestre 2014

Inicia-se mais um processo de matrícula para as disciplinas do segundo quadrimestre de 2014 e queremos chamar a atenção de vocês para um fato importante que impacta fortemente na execução do planejamento de oferta de disciplinas obrigatórias do BC&T: o número de trancamentos.

Como todos sabem, o número máximo permitido de trancamentos por aluno, por quadrimestre, é de até 2 trancamentos, que devem ser efetuados somente em caso de efetiva e real necessidade.

Vale lembrar que para qualquer solicitação de matrícula, em qualquer disciplina de graduação, existe um esforço da instituição em atendê-la, no sentido de garantia de alocação de professores, alocação de espaço físico, instrumentação e insumos de laboratórios e alocação de Técnicos Administrativos, enfim, toda uma infraestrutura significativa para a instituição é empenhada com objetivo de atender o maior número possível dessas solicitações.

Paralelamente a todo esse processo, a coordenação do BC&T, com auxílio das direções de centro e coordenações de cursos, tem desenvolvido um trabalho de divulgar os nomes de docentes que ministrarão cada turma bem como o horário de oferecimento das disciplinas obrigatórias do BC&T para 2014 (divulgado desde novembro de 2013 no link http://prograd.ufabc.edu.br/images/pdf/131202_comunicado_planejamento_bct_2014.pdf).

A cada trancamento feito uma parcela desse esforço é "desperdiçada" uma vez que para cada solicitação de matrícula aceita a infraestrutura correspondente é empenhada pela instituição.

A título de exemplo, no primeiro quadrimestre de 2014, ofertaram-se 12 turmas de Projeto Dirigido, para 540 alunos e houve um trancamento de 218 alunos (aproximadamente 5 turmas)! Praticamente a metade do número de matriculas solicitado. Vejam o desperdício! Se você tem dúvida sobre o momento de cursar uma dada disciplina, procure seu tutor de PEAT, o DEAT ou a própria coordenação do BC&T. Estamos aqui justamente para orientá-los nesse universo de possibilidades que o BC&T oferece.

Com o objetivo de mantermos a liberdade de cada aluno decidir se precisa ou não trancar uma disciplina, recomendamos fortemente a todos os alunos que façam sua matrícula de forma o mais consciente possível, isto é, matriculem-se nas disciplinas que realmente pretendem cursar  e só, eventualmente, façam algum trancamento quando for realmente necessário.

Contamos com a colaboração de tod@s para que possamos continuar a usufruir dessa liberdade em nosso curso.

Abraços,

Wesley e Itana